Sem categoria

TDC 2016, como foi?

Olá : )

O TDC foi incrível! Essa foi a frase que repeti a semana inteira para descrever o que houve naqueles 5 dias de evento. Para quem não conhece o TDC, como eu não conhecia, é o maior evento de comunidades do Brasil. Foram 51 Trilhas, 2 Trilhas só para Testes que devido ao grande número  de inscrições online e presencial, foi solicitado mais um dia.

 

Eu ouvi muita gente elogiando o evento que estava melhor que os outros anos. O local era a Anhembi Morumbi da Vila Olímpia, me deu até vontade de fazer outra faculdade. Muito espaço, salas grandes, bem organizado, food trucks com sanduíches deliciosos, brigadeiros.

A dinâmica do evento foi o que mais me chamou a atenção. Em um único dia são 10 assuntos diferentes, outros assuntos acontecendo na Trilha Stadium que são transmitidos online de graça e em outro espaço tinha o Lado B com outras palestras. Os stands das empresas deram um show a parte, era muita coisa pra prestar atenção! Dava pra ficar doidinha com tanta coisa ao mesmo tempo!

Minha primeira palestra

Com tudo isso, imaginam o que foi palestrar pela primeira vez e ainda mais no TDC? Foi incrível. Deu uma puta dor de barriga, mas foi incrível! Eu sempre gostei muito de ministrar treinamentos, compartilhar meu conhecimento, adoro essa troca de energia. O que gostaria de dizer é que não é impossível e que todos deveriam experimentar, é fabuloso!

Fiquei muito feliz e orgulhosa de ter participado da 10ª edição do TDC e também do aumento da porcentagem de mulheres palestrantes este ano! Estava lá hasteando nossa bandeira feminina de parte da TI, eu e tantas mulheres! Que orgulho!

WP_20160708_11_49_38_Pro 1

A minha Palestra: 10 coisas que não me contaram sobre Testes foi uma análise deste meu primeiro ano como Analista de Testes, um spoiler para quem está começando e uma identificação para quem já está na área.  O mais gostoso foi depois da Palestra que algumas pessoas que já estavam na área há anos se identificaram com os assuntos e podemos conversar sobre.

As Trilhas que participei

crachas

Como palestrante, tive direito a 4 trilhas fora a trilha que palestrei, a de Testes. Foi um ótimo presente! Aprendi muito e conheci pessoas muito interessantes!

As palestras que participei foram UX Design, Agile, Testes e Workshop Agile Testing, o Workshop de Histórias de Usuário acabei não indo porque era no mesmo dia de Testes e as palestras estavam muito boas, não deu pra largar.

 

No site do TDC tem todos os slides para baixar, a de testes está aqui: Trilha Testes e aqui Trilha Testes II.

 

No geral, o que pude perceber em todas as palestras é a preocupação com a qualidade. O que foi unânime é que não somos os únicos a sermos responsáveis pela qualidade e sim o time como um todo.

Além de ferramentas bacanas apresentadas como o Exploratory Testing para o Chrome (Baixe aqui), Postman para testar API Rest, o Appium para Mobile, Docker.

Outra coisa que curti bastante que foi falado, o antes e depois de times, como eles melhoraram, os métodos que usaram e o que aprenderam com toda a melhoria.

E a programação que é muito importante para otimização dos Testes, a nossa melhoria, o futuro do Teste. Um resumo bem interessante do que precisamos estar antenados nesta área ficou com a palestra: Estou desempregado e agora? Como me recolocar como QA?

É isso pessoal! Baixem os slides! Tem conteúdo riquíssimo lá.

Comentem aqui também o que acharam 🙂

E, TDC, já estou com saudades!

Até mais 😉

 

Um comentário em “TDC 2016, como foi?

Deixe um comentário

