Sem categoria

Um dia com os Lambdas

Nessa última sexta-feira passei o dia na Lambda3 com o Lázaro Fernandes e o Bruno Passos, a convite do Igor Abade, para me mostrarem o processo de Teste da Lambda3. A ideia era levar para a empresa em que trabalho boas práticas sobre este processo.

Foi um dia de sorte, teve Brownbag e uma Sprint Review de outro projeto da empresa em que trabalho.

Afinal, o que os Lambdas têm?

Uma pergunta que me rondava desde o TDC 2016 era: porque a Lambda3 não tem Analista de Testes em seus projetos de desenvolvimento? E hoje eu tenho a resposta.

Eles são extremamente preocupados com Testes. O Bruno me explicou que eles fazem até 4 camadas de testes (unitário, aceitação, javascript e regressão visual), que aproximadamente 40% da sprint é escrevendo testes.

Eis o segredo. Testes automatizados!

No mundo ágil, do mesmo modo que um Analista de Testes é cobrado para ser um programador, um DEV também é cobrado para ser um Testador.

O conceito de teste muda bastante no contexto ágil, a carga sobre a qualidade dos testes é dividida entre devs e testers.

Brownbag

Para minha sorte foi uma sexta-feira com Brownbag.

Brownbag é um almoço com aprendizado. Os lambdas trocam o horário de almoço para aprender algo que eles mesmos preparam. O tema foi sobre um grande cliente da Lambda3 com mais de 150 sistemas que eles estão implementando. Algumas dificuldades sobre o projeto foram mencionadas e os lambdas se prontificaram em ajudar os colegas. Colaboração e simplicidade foram as palavras deste Brownbag.

Para substituir o almoço pelo aprendizado, tiveram lanches de metro e refris à vontade. A Breja da sexta-feira era só à tarde 🙂

Café 🙂

Café é um item muito importante para TI. Lá na Lambda3 eles votam qual é o melhor grão de café para comprarem depois.

maqcafelambda

Cada um tem uma xícara personalizada, um cuidado com meio ambiente e um mimo com o funcionário.

Sala de Descompressão e Sala do Silêncio

Além da sala de descompressão que também vira um local para os eventos, com tudo que tem direito (aquele monte de coisa legal para jogar), tem a sala do silêncio. Isso é genial! Eu adoro silêncio quando preciso pensar me ajuda pra caramba. A regra da sala é: não pode conversar lá dentro!

Local

Tem 2 salões grandes muito agradáveis para trabalhar. O clima é bem descontraído, colaborativo, as pessoas conversam sobre tecnologia o tempo inteiro, se ajudam nos projetos, é notório que amam o que fazem, com certeza.

salagrandelambda

Sprint Review

No mesmo dia, eles fizeram uma Review do projeto em que eles atuam na empresa em que eu trabalho. A Review foi um reflexo do cuidado com Testes e a Qualidade de entrega do trabalho. Mas isto é um ótimo assunto para um próximo post!

Valeu Lambdas! Até uma próxima 🙂

Anúncios

3 comentários em “Um dia com os Lambdas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s