Lições Aprendidas · Metodologias · Sem categoria

Lições Aprendidas da Sala de Guerra

Hoje terminou a nossa Sala de Guerra! Uau! Foram duas semanas super intensas dentro de uma sala! Vou contar um pouquinho como foi essa experiência.

O porquê de uma Sala de Guerra

O objetivo da nossa Sala de Guerra foi para escrever features de um backlog com mais de 300 existentes (app e site). Como são grandes sistemas (+ de 100), muitos negócios sensíveis envolvidos, o desafio do P.O. era justamente saber como estes sistemas funcionavam e mapear todas as regras de negócio envolvidas.

A Dinâmica da Sala de Guerra

Para a sala foram chamadas todas as pessoas-chave que estavam envolvidas no projeto, uma de cada área. Participaram: facilitador da sala, analista de teste (eu), desenvolvedor back-end, 2 arquitetos, 3 linhas de negócio, 2 P.Os, operações e 2 designers de UX/UI (app e site). Todas as pessoas tinham o poder de chamar na hora qualquer pessoa para resolver algum impedimento, esclarecer alguma dúvida, um telefone do Batman para fazer chamadas, praticamente.

Foi desenhada uma agenda para a sala de guerra junto com a vice-presidência da empresa e os gerentes das áreas envolvidas. A agenda começava com a escrita das features juntamente com os protótipos do app e do site, no final do dia um grooming sobre as features escritas e as lições aprendidas. Um facilitador de projetos organizava a dinâmica da sala (mudança de feature de raia no kanban, organizava pendências, café, bolachinhas (Goiabinha Yeah!) e tantas outras coisas bem importantes. Foi instalado um Kanban com algumas raias específicas, mas nada de muito diferente (pra fazer, em andamento, pronto).

O projeto é muito grande, complexo e o P.O. tem algumas demandas a serem atendidas de projetos, marketing, comercial, cliente, etc. E aí que tá o grande desafio da Sala de Guerra: Como manter a expectativa de cada linha de negócio alinhada com o projeto que precisa ser desenvolvido e não com as suas próprias linhas?

No decorrer das features sentiu-se a necessidade de alterar a agenda que foi desenvolvida para a sala. Entendeu-se a complexidade do negócio e o formato foi alterado para atender melhor ao que estava sendo desenvolvido na Sala de Guerra.

O Encerramento

Todas as pessoas que participaram de alguma maneira da Sala de Guerra foram chamadas para o encerramento. Cada uma falou da sua experiência, o que gostou e o que não gostou da Sala de Guerra. Houve um consenso: as 3 linhas de negócio disponíveis no mesmo lugar e a prontidão de resolução de dúvidas pelo telefone do Batman.

A Minha Experiência

Estar em uma sala de guerra com todas as linhas de negócio da companhia foi incrível, aprender sobre o negócio foi uma experiência extremamente enriquecedora. Acontecer isso na minha segunda semana de trabalho também foi uma baita sorte, acompanhar a fonte de todo o meu trabalho antes do desenvolvimento, foi no mínimo muito curioso. Participar desse piloto de Sala de Guerra, foi uma honra. E terão outras, tenho certeza!

Ver de perto o trabalho do P.O. também foi importante, ver como ele mapeia todo o cenário, as regras de negócio sendo extraídas da fonte, discutidas, estressadas muitas e muitas vezes, muito interessante.

No primeiro dia tivemos o impedimento da primeira feature que estava sendo escrita, houve um problema e precisou ser discutido com outras áreas. O mais legal da sala de guerra é: tem problema? Quem resolve? A pessoa é convocada a aparecer na sala na mesma hora! Isso é muito maluco! Estavam todos de sobreaviso e muito engajados para resolver o que fosse.

Foi cansativo, muito! Em nenhum momento a equipe esmoreceu, o bom humor se manteve e isso foi bem legal. O bom humor era levemente alterado se não vinha Goiabinha na cesta de biscoitos na parte da tarde haha 😉

Mas também, quem poderia ficar de mau humor com uma vista destas? ❤

paodeacucar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s